Educação: divulgue essa ideia
Aposto que diariamente seus amigos lhe mandam emails de piadas e fatos bizarros. Até aí tudo bem, afinal, isso faz parte do mundo. Contudo, outro fato que faz parte do mundo civilizado não chega até você com tanta facilidade: a Educação. Raramente, ou nunca, seus amigos lhe mandam conteúdos educativos. Notou isso? E quais as conseqüências para um país que despreza a Educação? Veja exemplos:
O Brasil nas trevas
2 – No Twitter, a paulistana Mayara Petruso, provavelmente ignorante em História, Geografia e Direitos Humanos, recomenda aos seus seguidores que matem nordestinos por considerar que esses seres humanos são ignorantes e não contribuem para o crescimento do país.
3 – Os paulistas elegem um palhaço semianalfabeto, que debocha da educação, para representá-los no Congresso. Até o momento ninguém sabe se o palhaço vai assumir ou não seu cargo de deputado federal porque ele ainda está provando que sabe ler e escrever.
4 – Políticos que se importam com professores somente na época de eleição não se preocupam em promover constante atualização dos docentes, nem lhes dão salário digno para que eles se dediquem exclusivamente ao ensino. Isso explica o fato de seu professor dá aulas em diversas escolas, para conseguir dinheiro que pague as contas de luz, água e comida.
5 – O governo federal, que em tese deveria mostrar respeito pela Educação, promove um Enem desorganizado.
6 – O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil é um dos mais baixo da América do Sul. A Educação é o fator que faz com que países como Chile, Uruguai, Argentina e Peru tenham um IDH maior do que o do Brasil.
Que valores você propaga?
Em 1997, jovens ricos de Brasília atearam fogo no índio Galdino, que dormia numa praça pública. E ontem li a notícia de que cinco jovens da classe média alta paulistana promoveram um arrastão da violência na Av. Paulista e espancaram homossexuais. O índio morreu devido às queimaduras; e os homossexuais estão com ferimentos graves no rosto. Os agressores estão vivendo tranquilamente, são considerados inocentes pelos pais e, claro, estão prontos para novas empreitadas. Pergunto a você: quais são os valores que norteiam a vida desses jovens?
E que valores você propaga pela internet? Você divulga, por exemplo, blogs que falam sobre respeito, democracia, direitos humanos e tolerância? Ou você propaga conteúdos de violência, piadas racistas, textos preconceituosos e intolerância religiosa? Quais são os valores que você promove nas redes sociais? Você contribui para melhorar ou piorar o país? Veja no vídeo valores deturpados que são ensinados às crianças hoje, e que contribuirão para piorar a sociedade ainda mais:
Os exemplos de ignorância e barbárie são muitos. Você, certamente, poderia citar alguns casos advindos da falta de respeito pela Educação. Contudo, se você não reagir, você estará contribuindo para a permanência da ignorância e dos valores deturpados. Mas ainda resta uma esperança.
Você: nossa esperança
Se você não pode manter uma escola com profissionais qualificados e instalação decente, faça uma coisa mais simples e rápida: ao visitar blogs e sites que contêm conteúdos relevantes para a formação educacional, passe-os imediatamente para seus irmãos, parentes, amigos e colegas. Divulgue os bons sites e blogs nas redes sociais e emails. Use gratuitamente e à vontade os botões de Twitter, Facebook, Orkut, Stumble Upon, emails, etc. para espalhar a Educação em todos os cantos do Brasil.
Quando você divulga um blog, ele se espalha mais rapidamente pela Internet e ganha pontos no Google, Yahoo, Bing, etc. Com esses pontos, os blogs de educação começam a adquirir mais status e consideração nesses buscadores do que os blogs de violência, por exemplo. E quanto mais indicados os blogs de Educação, mais o buscadores indicam eles novamente nas pesquisas dos usuários. Notou a importância de você fazer crescer a Educação na Internet? A semente que você planta hoje, certamente, dará frutos.
Combata a ignorância. Divulgue a Educação
- Ulisses Wehby de Carvalho ( Tecla Sap )
- Denilso de Lima ( Inglês na Ponta da Língua )
- Frederico Vasconcelos ( Inglês no Supermercado )
- Ana Luiza Bergamini ( Inglês Online )
- Adir Ferreira ( Adir Ferreira Idiomas )
- Ana Scatena ( Ana Scatena )
- Miriam Salles ( Miriam Salles )
- Joelso Dias ( Aprender Inglês )
- Conrado Navarro ( Dinheirama )
- Carolina Alfaro de Carvalho ( A Arte da Tradução )
- Fabio M. Said ( Fidus interpres )
- David A. Bailey ( Xokmax )
- Alexandre Ottoni e Deive Pazos ( Jovem Nerd ) Tentar não custa nada!
- Rosana Hermann ( Querido Leitor ) Quem Sabe!
- Timothy Lee Barrett ( Tim and Tammy Teach )
- Marcelo Tas ( Blog do Tas ) Um cara que apóia a educação!
Fico por aqui. Conto com seu apoio para divulgar os conteúdos dos blogs que tratam de Educação. Clique à vontade nos ícones abaixo e comece a divulgar os blogs. Cada clique seu equivale à uma vitória contra a ignorância.

Adorei seu texto! Muito realista e instigante. Vou divulgar no meu blog. Gostaria que todos os meus leitoers também lessem.Bjs!
Ana,
Obrigado pela visita e elogio. Volte mais vezes, viu?
Abraço
Realmente muito bom seu texto. Parabéns.
Cara Isabel,
Muito obrigado pela consideração e visita. Espero “rever” você aqui.
Hi Fred,
I’d like to say you the more I read the articles published in your blog, the more I think it is wonderful. I’ve learnt a lot of things in English thanks you and your co-authors. After this text, I see that there are more engaged people in the world than I had ever thought about. Congratulations by the text and by the blog.
Forgive me any mistake. My English have been improving step-by-step.
sorryMy English has been improving step-by-step.
Joselle,
I also learn a lot of things when I read the visitors’ comments. Thanks for your compliments.
Muito bom esse artigo!!! Excelentes apontamentos.Minha preferência é sempre divulgar e compartilhar o que vejo de bom e construtivo. E esse texto é um dos que merecem muito ser compartilhados!! O fiz no facebook 🙂
Realmente os prof. só são importantes na época das eleições, tanto no governo federal, municipal quanto no estadual.Os salários aumentam muito pouco, os alunos cada vez mais vindos de famílias desajustadas e os docentes, sem nenhum apoio pedagógico de um orientador educacional têm q lidar com isso sozinhos. Só Deus p/os ajudar!!!
Cara Lilly,
obrigado pelo elogio e divulgação do blog entre seus amigos de Facebook.